domingo, 21 de outubro de 2012

PARA INICIAR RAPPEL BAIXO CUSTO

 PARA O INICIANTE DE RAPPEL COM POUCO DINHEIRO O
O GEITO E USAR CADIRINHA DE CORDA USADO PELO EXERCITO E BOMBEIROS  OU REGATES DE EMERGENCIA
   ASISTA OVIDEO QUE MOSTRA COMO FASER A CADEIRINHA






RAPEL BASICO


curso rapPel parte1





EQUIPAMENTOS BASICOS PRATICA DO RAPPEL
Corda, Cadeirinha, Freio 8, Mosquetão (modelo HMS ou Pera), Capacete, Luvas e Fita Solteira.
Abaixo estão relacionados cada um deles com uma explicação mais detalhada.

Bouldrier (cadeirinha)
É um conjunto de fitas que fica na cintura e nas pernas, ligando o "rapeleiro" à corda através do freio. Existem modelos totalmente ajustáveis, nas pernas e na cintura. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Beal, Black Diamond, etc.

Freio Oito
Equipamento em formato de oito, feito a base de titânio, por onde a corda passa e faz atrito, tornando possível o controle da descida pelo praticante. Dependendo da altura e da atividade (canyoning, espeleologia, escalada) existem outros modelos de freio. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Camp, etc.

Capacete
É sensato o uso do capacete. Sua função básica é a proteção do praticante em caso de escorregões e de pedras soltas que podem cair acidentalmente.
As marcas mais conhecidas são: Petzl, Camp, Montana, etc.

Luvas
Sua principal função é proteger as mãos do praticante durante o rappel evitando queimaduras e facilitando o controle da descida.
Imprescindível para sua segurança.

Fita Solteira
Fita muito resistente utilizada para prender a corda em grampos, árvores ou outros pontos de fixação. Outra função importante da fita é a proteção da corda contra desgastes.

Mosquetão
Equipamento feito com liga de titânio (um dos metais mais resistentes do mundo), que prende o oito à cadeirinha. Também é usado para prender as cordas aos grampos ou qualquer outro local de ancoragem (ponto de fixação).
Devido a sua resistência, alguns mosquetões suportam pesos acima de 3 toneladas.
Existem de vários modelos e formas (com trava e sem trava). Prefira as marcas com trava ou rosca. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Camp, etc.

Corda
No rappel a corda deve ser estática. Tem capacidade de suportar pesos acima de 1 tonelada, dependendo do seu diâmetro. O tamanho da corda vai variar do local onde vai ser praticado. A espessura deve ser maior que 11 milímetros se for usada simples.
Os preços variam de acordo com a marca. Para o canyoning existem modelos apropriados que não absorvem água. São as chamadas com Sistema DRY e usa-se corda-dupla.
OBs: No alpinismo são usadas cordas dinâmicas, devido a sua elasticidade.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

sobre rapel

O RAPEL é uma técnica de descida, na qual o montanhista desliza de forma controlada, por cordas ou cabos, vencendo obstáculos tais como, cachoeiras (canyoning), prédios, paredões, abismos, penhascos, pontes, declives, etc..., e tudo mais o que você puder imaginar... Antes o Rapel era usado por alpinistas para descerem as montanhas depois de uma escalada, por equipes de resgate em suas operações, ou simplesmente como aventura esportiva. Hoje em dia é praticado também como esporte radical, mesmo por quem não sabe escalar, uma vez que ele permite várias "manobras" durante a descida... Essa atividade é feita por meio de equipamentos seguros (mosquetões, freios que normalmente tem a forma de um 8, cadeirinha, luvas e etc... ). Para se manter preso à corda, usa-se a cadeirinha, presa ao freio por um mosquetão que é uma peça oval com um sistema de abertura e na maioria das vezes com um sistema de trava, e permite que escaladores, espeleólogos ou mesmo os trekkers que gostam de aventuras mais radicais, desçam pelas cordas, com a alternativa de parada no meio da descida, para fotografias ou mesmo contemplação da paisagem, cumprindo-se as normas de segurança sempre à risca, o RAPEL quase não oferece riscos, essas normas dizem respeito tanto ao equipamento quanto a seus atos durante a prática desse esporte... O equipamento deve estar sempre em boas condições, devem ser de boa marca e procedência e devem passar sempre por uma manutenção, que é simples, podendo ser feita por qualquer pessoa. A segurança deve estar acima de tudo, inclusive a economia, portanto é melhor comprar um bom equipamento do que comprar um outro mais barato mas que não se sabe a resistência, a capacidade, e principalmente a qualidade... Já seus atos devem ser os mais cuidadosos possíveis, afinal a vida que estará em risco (se você deixar) será a sua, por isso, sempre que for praticar o RAPEL ou qualquer outro esporte radical, faça- o sempre equipado e nunca faça nada sozinho, pois se acontecer algo com você, não terá como pedir ajuda...

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Refeição para esportes ao ar livre


 

Para uma alimentação saldavel tanto no alpinismo como no montanhismo o indicado são os alimentos liofilisados . Os liofilisados nao  perdem suas caracteristicas nutrisionais e ainda  acetuan o gosto  do alimento, e de facil preparo serve para qualquer esporte ao ar livre tanto para ser armasenado por varios anos sem conservantes, preprare sua mochila e va acampar , pedalar , escalar, voar.
So NÃO FIQUE AI SENTADO ESPERANDO A MORTE CHEGAR , COMO DIZIA RAUL SHEICHAS.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Montanhismo

O Montanhismo - genérico de Alpinismo - é a prática de subir montanhas através de caminhada, usando um percurso pedestre. É considerado um esporte e se encontra ligado ao turismo ecológico. No Alpinismo já não se trata de caminhada mas de itinerários previamente estudados e preparados antes de se lançar num percurso de montanha . O Alpinismo é regido pela União Internacional das Associações de Alpinismo. Pode dizer-se que partindo do espírito do montanhismo, mas a um nível superior, aparecem duas actividades; * o Alpinismo pois que contrariamente ao montanhismo necessita um equipamento apropriado * e a #Escalada esta com características ainda mais definidas. O berço do alpinismo, é a cordilheira dos Alpes - donde o nome - na Europa, pelo que o termo alpinismo foi vulgarmente utilizado como sinónimo de montanhismo, mas, na realidade o alpinismo começa acima de 2.000 m - o nível das nevadas perpétuas, da altura - e até lá só se faz montanhismo