domingo, 21 de outubro de 2012

curso rapPel parte1





EQUIPAMENTOS BASICOS PRATICA DO RAPPEL
Corda, Cadeirinha, Freio 8, Mosquetão (modelo HMS ou Pera), Capacete, Luvas e Fita Solteira.
Abaixo estão relacionados cada um deles com uma explicação mais detalhada.

Bouldrier (cadeirinha)
É um conjunto de fitas que fica na cintura e nas pernas, ligando o "rapeleiro" à corda através do freio. Existem modelos totalmente ajustáveis, nas pernas e na cintura. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Beal, Black Diamond, etc.

Freio Oito
Equipamento em formato de oito, feito a base de titânio, por onde a corda passa e faz atrito, tornando possível o controle da descida pelo praticante. Dependendo da altura e da atividade (canyoning, espeleologia, escalada) existem outros modelos de freio. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Camp, etc.

Capacete
É sensato o uso do capacete. Sua função básica é a proteção do praticante em caso de escorregões e de pedras soltas que podem cair acidentalmente.
As marcas mais conhecidas são: Petzl, Camp, Montana, etc.

Luvas
Sua principal função é proteger as mãos do praticante durante o rappel evitando queimaduras e facilitando o controle da descida.
Imprescindível para sua segurança.

Fita Solteira
Fita muito resistente utilizada para prender a corda em grampos, árvores ou outros pontos de fixação. Outra função importante da fita é a proteção da corda contra desgastes.

Mosquetão
Equipamento feito com liga de titânio (um dos metais mais resistentes do mundo), que prende o oito à cadeirinha. Também é usado para prender as cordas aos grampos ou qualquer outro local de ancoragem (ponto de fixação).
Devido a sua resistência, alguns mosquetões suportam pesos acima de 3 toneladas.
Existem de vários modelos e formas (com trava e sem trava). Prefira as marcas com trava ou rosca. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Camp, etc.

Corda
No rappel a corda deve ser estática. Tem capacidade de suportar pesos acima de 1 tonelada, dependendo do seu diâmetro. O tamanho da corda vai variar do local onde vai ser praticado. A espessura deve ser maior que 11 milímetros se for usada simples.
Os preços variam de acordo com a marca. Para o canyoning existem modelos apropriados que não absorvem água. São as chamadas com Sistema DRY e usa-se corda-dupla.
OBs: No alpinismo são usadas cordas dinâmicas, devido a sua elasticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário